segunda-feira, 19 de dezembro de 2011

2ª JORNADA GAÚCHA DE ATENDIMENTO PRÉ-HOSPITALAR repete o mesmo sucesso da jornada anterior na qualidade dos temas abordados

A 2ª Jornada Gaúcha de Atendimento Pré-Hospitalar “Qualidade e Saber no Atendimento”, ocorrida nos dias 11 e 12 de novembro, na Escola Téc. Liceu e na Câmara Municipal de Vereadores, para comemorar mais um aniversário de implantação do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU - 192), em Santa Cruz do Sul, foi muito elogiada pelos participantes.

Dentre os cursos pré-jornada, realizados no dia 11, destacou-se a grande procura pelo tema “1º Atendimento a PCR adulto e o Novo Protocolo” que teve sua lotação esgotada nos primeiros dias de inscrição. Assunto esse bastante solicitado principalmente por profissionais que atuam nos hospitais da região. No dia seguinte tivemos intervenções importantes, como a palestra de “Legalidade no APH (Crimes, Óbito e Agressão)” ministrada pelo Prof. Marco Penha, tema que inquietou o público presente. A novidade se deu pela presença do Téc. de Enfermagem Emerson Mann, que também já atuou no SAMU 192 como condutor e, palestrou sobre Direção Segura de VTR de Emergência”, contemplando uma necessidade pouco discutida em eventos desse tipo. O ponto alto das mesas de discussão se deu após a explanação do Médico Luciano Eifler, do HPS/SAMU 192 de Porto Alegre, sobre “Novas Tecnologias no APH”, abrindo espaço para que Urgência e Emergência, Móvel e Fixa, debatessem sobre a melhor utilização e inovação no serviço do município.

Durante a solenidade também foram prestadas homenagens a entidade amiga do SAMU, a Câmara de Vereadores de Santa Cruz do Sul. A homenageada recebeu uma escultura exclusiva produzida pelo Prof. Alceu Costa, artista local responsável pela escultura feita com peças de automóveis na Praça Siegfried Heuser, no município. O evento se encerrou com o já tradicional simulado de procedimentos adotados no atendimento SAMU, que novamente fizeram o maior sucesso do evento. Neste ano contaram com a novidade de acontecer em via pública com a participação da comunidade. Foram demonstrados técnicas de extricação veicular e reanimação de vítima, com a participação do corpo de bombeiros local.
A Comissão Organizadora registra agradecimentos aos patrocinadores do evento:
Código Vermelho Urgência e Emergência, Câmara de Vereadores, Secretaria de Obras, Transito, Cultura e Saúde, CEAPH, Santa Cruz Ambulâncias, Escola Técnica Liceu, Gartensul, Supermercado Miller, Revista Emergência, Hospital Santa Cruz CDII, Dupont, Papelaria Graffite, Ferro Velho Luiz, Unimed, Carimbos Carioca, Floricultura Weiss Blumenn, Assessoria de Imprensa da Prefeitura, Jornal Gazeta, Rádios Comunitária e Santa Cruz e Binho Animações.

Cabe lembrar que o evento reforça parcerias realizadas, ao longo dos 3 anos de existência do SAMU no município, como é o caso do Hospital Santa Cruz e do Corpo e Bombeiros. Ratificando que a discussão e o estudo fortalecem o programa e assegura um atendimento de excelência ao objetivo maior que é a vida e a saúde do cidadão e sua família.

Em breve as fotos do evento, já estão sendo selecionadas